Mandolin Ceramik

Um Instrumento Musical

Audiopax é conhecida pela musicalidade ímpar de seus produtos, algo que aproxima seus ouvintes ao acontecimento musical real. É uma característica tão marcante em nossos produtos que Srajan Ebaen, editor do prestigiado site 6Moons, fez a seguinte recomendação de um motto para melhor nos definir: “Uniquely Real“.

Isso ocorre porque todos os projetos da Audiopax têm como base um conceito aparentemente simples mas que afeta inteiramente suas implementações: acreditamos que um dos parâmetros mais importantes da reprodução sonora é o controle das variações da distorção em função de frequência, potência e impedância. Além de ser um conceito único – não conhecemos nenhuma outra empresa do mercado que faça dele sua referência básica de desenvolvimento – é também tão sólido conceitualmente que pode ser aplicado a toda a nossa linha de produtos, desde circuitos valvulados inovadores até a concepção de nossas caixas acústicas.

Mandolin Ceramik II é o ápice da implementação destes conceitos em caixas acústicas revelando, como todos os produtos da Audiopax, o verdadeiro caráter da música, unindo musicalidade, transparência, fidelidade e precisão. Sua macro dinâmica arrebatadora é acompanhada de uma íncrivel transparência nos micro-detalhes, trazendo aos ouvintes, mais do que som, a pulsação e as intenções dos músicos.

São caixas de três vias com um projeto ímpar, usando drivers superlativos, um crossover diferenciado não só no projeto quanto nos componentes de altíssimo nível utilizados e uma uma construção primorosa, com o uso de técnicas da mais fina luthieria.

Mandolin Ceramik II é a conjunção entre Engenharia e Arte, com um perfeito equilíbrio entre técnica e emoção. São caixas acústicas definitivas.

 

 

Os Drivers

Nossa intenção no desenvolvimento da Mandolin Ceramik II foi o de criar uma experiência emocional cativante e realística, que associa simultaneamente dinâmica, precisão timbrística, resolução, micro-dinâmica e musicalidade como no mundo real. Para tal, uma das decisões fundamentais foi a escolha dos melhores alto-falantes disponíveis no mercado que pudessem associar de forma superlativa todos estes fatores.

Como um breve histórico, Bernhard Thiel inventou em 1984 um processo de produção de folhas finíssimas de corindo, um mineral de óxido de alumínio (Al2O3). Este processo tornou possível a criação de cones de alto-falante extremamente rígidos, leves e altamente amortecidos, ampliando a banda de resposta e reduzindo drasticamente a distorção em relação aos métodos tradicionais, obtendo assim uma reprodução sonora com uma pureza nunca alcançada. Quando associado a magnetos de neodímio, a mais perfeita liga para o controle de alto-falantes, o resultado alcança características de distorção tão baixas quanto 0.07%, algo inédito para estes componentes que, até então, sempre representaram o “elo fraco” em todos os sistemas de áudio.

Mandolin Ceramik II usa em seus tweeters e médios os melhores drivers cerâmicos produzidos pela empresa alemã Accuton, fundada por Bernhard Thiel.


Para os woofers selecionamos os drivers da série “Satori” da dinamarquesa SB Acoustics. São drivers com EGYPTIAN PAPYRUS™, uma material de fabricação própria e que agrega simultaneamente as melhores características dos cones de papel e alumínio, garantindo graves com ótima resposta a transientes porém extremamente musicais, em mais uma associação dentro do universo Audiopax de precisão com musicalidade. O uso de dois alto-falantes de 6.5” em paralelo garantem neste caso a superfície equivalente a uma unidade de 10″, com uma demanda de metade da excursão e consequentemente obtendo metade da distorção por intermodulação. Com isso conseguimos criar uma caixa acústica extremamente elegante e de tamanho reduzido mas com todo o poder dos graves de caixas muito maiores.

O Crossover

O termo “Estado da Arte” é o que melhor define o crossover da Mandolin Ceramik II, não só pelo inusitado projeto de série-paralelo (uma topologia pouco usada por exigir, como premissa, o uso de componentes espetaculares em sua execução – exatamente o que aqui encontramos) como também pela qualidade de seus componentes: capacitores copper-wax da Jupiter Condensers, um dos mais conceituados fabricantes de capacitores para o mercado de áudio high-end, bobinas e resistores não magnéticos da Mundorf, fiação especial em cobre e prata e binding posts Furutech com torquímetro acoplado. Todos estes componentes foram escolhidos para ter um perfeito casamento com os alto-falantes utilizados, criando um sistema em completa sinergia.

Além do extremo cuidado na escolha dos componentes, optamos também por uma contrução ponto-a-ponto, uma técnica muito mais trabalhosa mas que traz inúmeras vantagens em performance devido à significativa redução de capacitâncias e resistências no fluxo de áudio (é usual encontrarmos, mesmo em caixas do segmento high-end, placas de circuito impresso nos crossovers – mais baratas e simples para a produção mas com inúmeras desvantagens sob o ponto de vista de performance).

A Construção

As Mandolin Ceramik II são extremamente elegantes e com um acabamento primoroso e, apesar do pequeno tamanho, tocam com o peso e a autoridade de caixas muito maiores e de forma veloz, articulada, íntegra, com uma coerência e linearidade de fase impressionantes, criando um palco sonoro fantasmagórico. Alto-falantes de excelente qualidade, crossover superlativo (tanto no projeto quanto nos materiais utilizados) e extremo cuidado nos detalhes (do binding post a solda utilizada) são partes importantes na obtenção deste resultado, mas o gabinete acaba sendo o detalhe final para criar esta obra de arte da reprodução sonora.

Sua concepção não contempla paredes paralelas, evitando com isso que ressonâncias aconteçam de forma acentuada em qualquer frequência. Seu baffle é composto por um laminado de 42mm desenvolvido pela Audiopax, com alta densidade e excelente nível de amortecimento, e que é fixado na traseira do gabinete através de peças de madeira maciça de baixa densidade, um conjunto que atua como um amortecedor às influências das reverberações geradas na própria sala de audição. Todo o amortecimento interno é feito com feltros de pura lã associadas aos melhores compostos desenvolvidos para este objetivo pela Mundorf. É uma caixa bass reflex e seu duto situa-se na parte inferior da mesma e sintonizado com a base, facilitando enormemente o posicionamento em salas de qualquer tamanho.

Além do incrível número de características criadas especificamente para o máximo de performance final ela também agrega elementos que a tornam uma das mais belas caixas acústicas do mercado. Sua traseira segue o contorno perfeito de um quarto de elipse e harmoniza com perfeição às suas laterais inclinadas, criando a impressão de uma caixa pequena, delicada, feminina. Seu acabamento é feito com resina epóxi e pintura automotiva em sete camadas e seu baffle tem detalhes de marchetaria similares às utilizadas na icônica série D28 do início do séc. XX da Martin Guitars – um clássico!

Mandolin Ceramik

Topologia

Caixa Acústica Passiva de 3 vias

Alto-Falantes

Accuton Cerâmicos - tweeter e médios / SB Acoustics - woofers

Máxima Potência

150 W

Resposta de Frequências

30 Hz a 40 KHz, +-3.0 dB

Sensibilidade

92 dB

Impedância Nominal

6 ohms

Impedância Mínima

4 ohms

Acabamento

Gabinete em Black Piano com detalhes em marchetaria (zig-zag @ Martin D28) e madeira maciça (Tauari, Cedro Vermelho e Pau de Viola)

Dimensões (A x L x P) e Pesos

Gabinete (cada)

118 cm x 32 cm x 46 cm, 61 Kg

Flight Case (cada)

56 cm x 40 cm x 127 cm, 75 Kg (com a caixa)