Mandolin Solo
Uma Experiência Apaixonante
É extremamente difícil definir o impacto que um bom projeto com alto-falantes full-range causa em que os ouve. Eles são únicos na habilidade de fazer instrumentos e vozes soarem como “reais” e é muito comum que nos deparemos com expressões como “apaixonante”, “orgânico”, “natural”, “sem esforço”, “fluido”, “emocionante” e “mágico”. Os principais motivos para isso são a absoluta coerência de fase inerente dos alto-falantes full-range (algo que o nosso cérebro percebe de imediato – e gosta!) e a total ausência de crossover, o que auxilia na exibição das mínimas nuancias da música.
A Mandolin Solo é o passaporte que a Audiopax criou para este incrível mundo.
Estudamos e testamos opções de alto-falantes full-range há mais de duas décadas e afinal escolhemos para nossas caixas um dos melhores modelos já desenvolvidos: o F8 Neo da Cube Audio, empresa polonesa que tem arrebatado o mercado de áudio high-end com suas criações. Na Mandolin Solo, o F8 Neo é ligado diretamente ao amplificador, sem filtros ou qualquer componente elétrico entre os dois dispositivos. Para obtermos uma resposta de graves excepcional (e não apenas “OK”), acrescentamos dois woofers integrados ao alto-falante full-range de uma forma inusitada: uma filtragem convencional exclusivamente para os woofers e um filtro 100% acústico para o F8 Neo, garantindo uma perfeita integração do conjunto e mantendo o conceito da ligação direta entre o coração da reprodução desta caixa com os amplificadores que a alimentam.
O resultado? Uma caixa acústica com todas as características acima descritas mas com uma extensa lista de novas expressões possíveis: refinada, com micro e macro dinâmicas excepcionais, coerência tímbrística, uma imagem espectral e uma resposta de graves espetacular. Uma autêntica Audiopax!
Os Drivers
Nossa intenção no desenvolvimento da Mandolin Solo foi o de criar com o uso de alto-falantes full-range uma experiência emocional cativante e realística, associando dinâmica, precisão timbrística, resolução, micro-dinâmica e musicalidade como no mundo real. Estas são as mesmas premissas utilizadas Mandolin Ceramik II e optamos por usar o F8 Neo da conceituada empresa polonesa Cube Audio ao concluirmos que apenas um modelo excepcional de alto-falante poderia, em conjunto com nossa experiêcia e engenharia, suprir a todas estas demandas simultaneamente.
As características do F8 Neo são impressionantes:
O voice coil é completamente imerso em um campo magnético, com uma excursão de até 12mm, garantindo o máximo de linearidade operacional e um mínimo de distorções. A tolerância entre os elementos é de 0,01mm.Seu magneto é de neodímio, o melhor material da atualidade para alto-falantes, e é composto de 81 imãs independentes com um peso total de aproximadamente 1,5Kg e impressionantes 2,1 Tesla de campo magnético, permitindo o controle absoluto do cone.
O cone é composto em 4 partes – o cone principal e 3 whizzers que garantem uma extensa resposta de frequências até 18KHz. Tudo aqui foi otimizado para o máximo de performance: diâmetro, altura, superfície, geometria, rigidez, amortecimento e revestimento são parte da equação sonora final, com um som doce, rico e natural.
Para os woofers selecionamos os drivers da série “Satori” da dinamarquesa SB Acoustics. São drivers com EGYPTIAN PAPYRUS™, uma material de fabricação própria e que agrega simultaneamente as melhores características dos cones de papel e alumínio, garantindo graves com ótima resposta a transientes ao mesmo tempo que são extremamente musicais, em mais uma associação dentro do universo Audiopax de precisão com musicalidade. O uso de dois drivers de 6.5” em paralelo garante neste caso a superfície equivalente a um driver de 10″, com uma demanda de metade da excursão e consequentemente obtendo uma significativa redução na distorção por intermodulação. Com isso conseguimos criar uma caixa acústica extremamente elegante e de tamanho reduzido mas com todo o poder dos graves de caixas muito maiores.
A Construção
As Mandolin Solo são extremamente elegantes e com um acabamento primoroso, tocando de forma dinâmica, veloz, articulada, íntegra, com uma coerência e linearidade de fase impressionantes, criando um palco sonoro fantasmagórico. Alto-falantes de excelente qualidade, crossover superlativo (tanto no projeto quanto nos materiais utilizados) e extremo cuidado nos detalhes (dos binding posts a solda utilizada) são partes importantes na obtenção deste resultado, mas o gabinete acaba sendo o detalhe final para criar esta obra de arte da reprodução sonora.
Sua concepção não contempla paredes paralelas, evitando com isso que ressonâncias aconteçam de forma acentuada em qualquer frequência. Seu baffle é totalmente feito em madeira maciça, com o módulo central com madeiras de altíssima densidade (próximas a 1.000 Kg/m3) integradas à módulos de resina epóxi e laminados desenvolvidos pela Audiopax e este conjunto é fixado na traseira do gabinete através de peças de madeira maciça de baixa densidade, um conjunto que atua como um amortecedor às influências das reverberações geradas na própria sala de audição. Todo o amortecimento interno é feito com feltros de pura lã associadas aos melhores compostos desenvolvidos para este objetivo pela Mundorf. É uma caixa bass reflex e seu duto situa-se na parte inferior da mesma e sintonizado com a base, facilitando enormemente o posicionamento em salas de qualquer tamanho.
Além do incrível número de características criadas especificamente para o máximo de performance final ela também agrega elementos que a tornam uma das mais belas caixas acústicas do mercado. Sua traseira segue o contorno perfeito de um quarto de elipse e harmoniza com perfeição às suas laterais inclinadas, criando a impressão de uma caixa pequena, delicada, feminina. Seu acabamento é feito com epóxi e pintura automotiva em sete camadas e seu baffle tem detalhes de marchetaria similares às utilizadas na icônica série D28 do início do séc. XX da Martin Guitars – um clássico!